Blog
Tão Fácil como arrancar um pirulito de uma criança
29/08/2010 16:53Frase certa para ilustrar este artigo, afinal os pirulitos em questão, de fato não são para elas.

Estamos sugerindo usá-los como mexedor ou mesmo para dar um gosto diferente a seu drink ou bebida.
Os sabores, quanto mais exóticos, mais surpresa podem causar.
Que tal uma Caipiroska de abacaxi com capim limão e mexedor na forma de pirulito de Absinto!
Ou uma Caipiroska de frutas vermelhas com mexedor na forma de pirulito White Russian.
Ou Comospolitan com guarnição de um pirulito de Champgnhe e uns gramas de ouro.
E quem sabe um shot bem gelado de vodka para encarar um pirulito de vodka com escorpião?!?!?!

Acima os famosos e alcóolicos lollipops de Absinto e White Russian e vc os encontra no site www.lollyphile.com


Acima os exóticos vodka com escorpião e ao lado o de champgnhe com folhas de ouro.
Muitos outros produtos estão no site www.edible.com
Aviso: Não alimente as crianças com nenhuma destas guloseimas alcóolicas, a diversão é só para adultos.
Mixologia Molecular
24/08/2010 16:24
da Folha Online
"Bebo porque é líquido. Se sólido fosse, comê-lo-ia". A célebre frase de Jânio Quadros resume bem a que ponto pode chegar a chamada gastronomia molecular, uma ciência desenvolvida nas últimas três décadas na qual se estudam os alimentos com as ferramentas da física, da química, da biologia e da neurologia.
A ideia é tirar daí conhecimentos que encontram aplicação prática na culinária. Hoje esse tipo de gastronomia se debruça também no estudo das formas como o corpo assimila as sensações produzidas pelos alimentos, a fisiologia do gosto."
E se a gastronomia pode, porque não ser molecular também a inovadora mixologia?
De uns anos para cá, a coquetelaria tem vivido um período de mudanças significativo e bartenders do mundo todo estão empenhados em difundir estes conceitos a todos os admiradores desta arte.
Uma das tendências mundiais é a Mixologia Molecular, que cresce dia a dia se espelhando na Gastronomia Molecular e no conceito de desenvolver experiências mudando os estados moleculares dos ingredientes, a chamada teoria da desconstrução.
Promover uma experiência sensorial única, como comer um Dry Martini (a baixo) em vez de bebê-lo, degustar um Bellini (ao lado) com pérolas feitas com néctar de pêssego que explodem na boca e provar uma caipirinha na forma de espuma são algumas das ações inovadoras vindas deste conceito.![]() |
|
A Mixologia Molecular utiliza técnicas como esferificação, emulsificação, gelificação e necessitam de ativos químicos como nitrogênio líquido, alginato, lecitina e gomas.
TÁ NA MÍDIA, TÁ NA MODA, É BUSINESS
Não fique para trás!!!
Coquetelaria Molecular – Revista Forbes.
A revista Americana Forbes de negócios e economia, famosa por suas listas dos bilionários e celebridades, também edita uma lista de 20 tendências que influenciaram o mundo e entre elas está a Coquetelaria Molecular:

Coquetéis Moleculares.
Coloque um cientista louco atrás de um balcão de bar e você terá a Mixologia Molecular – uma derivação do movimento da Gastronomia Molecular cujo pioneiro foi o chef espanhol Ferran Adrià e seu restaurante catalão El Bulli. O estilo busca aplicar princípios científicos à cozinha. Agora, bartenders de Londres a Hong Kong estão levando a tendência a um novo estágio, servindo coquetéis na forma de espumas, papeis e orbes comestíveis. Algumas das receitas mais complicadas requerem ingredientes como Pop Rocks (doces carbonados), nitrogênio líquido, bicarbonato de sódio e óxido nitroso – e copos de Béquer dignos de um laboratório.
Down A Molecular Cocktail
Put a mad scientist behind the bar and you get molecular mixology–an outgrowth of the molecular gastronomy movement pioneered by Spanish chef Ferran Adrià at his Catalonian restaurant El Bulli. The style seeks to apply scientific principles to cooking. Now, bartenders from London to Hong Kong are taking the trend to the next level, serving up cocktails in the form of edible foams, papers and orbs. Some of the more complicated recipes require ingredients like Pop Rocks (carbonated candy), liquid nitrogen, baking soda, and nitrous oxide–and a laboratory’s worth of beakers.
Fonte: Revista Forbes/USA.
Drimks Moleculares.



Mudando os estados fisicos dos ingredientes causamos um grande impacto nos consumidores mesmo que seja algo simples, como é caso de alguns trabalhos que desenvolvemos, na foto acima fizemos um redução de algumas frutas e sucos e com ajuda de espessantes transportamos estes liquidos ao estado de gel dando um cara furista para estes drinks.
A Indústria de bebidas antenada nas novas técnicas demostram bastante interesse em colocar no mercado produtos com estas referências:

A Go Wodka , lançada inicialmente na Austria e Alemanha, hoje sua distribuição já chega a muitos países como Estados Unidos e Canadá,aposta com força total nestes novos moldes e com sabores como Cramberry, lemon e energy.
Versões isotônicas e sem alcool estão disponíveis também nesse conceito.
GO WODKA!!!
Gotas de Arte
16/08/2010 23:11Agora você vai pensar duas vezes antes de desperdiçar uma gota sequer do seu drink!
Quando um cientista em um laboratório usa sua pipeta e recolhe uma gota de uma bebida ou drink, o coloca sobre a plaqueta de vidro, o deixa secar completamente (processo esse que leva entre de 4 semanas a 3 meses), utiliza um microscópio de alta tecnologia para analisar estas amostras e as fotografa, acontece o inesperado:

Nestas imagens o que se pode ver são os carboitrados cristalizados que se tornaram açúcares e glicose, no caso acima é a foto de uma Gota de Vodka tirada pela Florida State Universitys Chemistry Department, usando uma máquina fotográfica de 35 mm.
Veja também outras gotas interessantes:
A tequila

O Champagne

O Wisky

Saindo do incrível do mundo das gotas de bebidas, pois o portifólio é extenso, vamos agora para as gotas de cocktails:
O Dry Martini

O Cosmopolitan

A Pina Colada

Confesso à vocês, que lêem o artigo neste momento, que isso me impressionou bastante, mais ainda quando percebi que estas “simples gotas”, ganham contações artísticas e de … Produto Lester Hutt, que percebendo o quão isso impressionava as pessoas, criou uma empresa que vende estes posters de todas as bebidas e drinks que possa imaginar, os apreciadores devem ser muitos pois o site Bevshots,Art Deslited é na verdade um shopping, pode conferir; https://Bevshots.com
Copos Easpeciais
07/08/2010 18:02
A marca de Gim Bombay Sapphire que muitos devem conhecer, é considerada uma das melhores marcas de Gim do mundo, graças ao uso de 10 diferentes plantas (cascas, amêndoas espanholas, limão, alcaçuz, bagas de zimbro, raiz de lírio, angélica, coentro, cássia, cúbeba e grãos do paraíso) em sua composição.
|
![]() |
|
|
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
| www.designerglasscompetition.com |
Para a escuridão das noites, Bebidas Luminosas.
02/08/2010 13:00
|
|
Para agregar mais valor ao líquido, não só sabor e o design contam, a tecnologia cria e dá ares futuristas a rotúlos e maneiras diferentes de se beber. Podemos pensar em vários momentos para degustar uma bebida, em dias ensolarados utilizasse bastante gelo, em dias frios aquecemos o copo e porque não pensar em bebidas para serem degustadas em noites escuras, pensando nisso…
Este vinho tem um pequeno led no fundo de sua garrafa, que permite criar um clima até mesmo no escuro e se você esqueceu da taças, "no problems!!!" O próprio rótulo se encarrega dessa função, prático bem ao estilo 3 em 1, bebida, luminária e taças. Resta ainda a dúvida quanto ao conteúdo, mas que conceito é interessante ninguém pode negar. |
![]() ![]()
|
O TyKu é um bebida exótica produzido no Japão, bebida licorosa, a base de saquê, sochu e misturas de mais de 20 elementos entre eles pera asiática, yuzu, cranberry branco, maça fuji , chá verde etc. Promete ser uma bebida saudável, anti oxidantade e com efeitos anti ressaca, além de combater radicais livres por conta de seus inúmeros ingredientes. Na verdade precisamos comprovar todas estas qualidades e sabor mas a bebida faz muito sucesso por lá. A Tecnologia vem de brinde, no fundo da garrafa, um led, que acende quando o botão localizado no fundo da garrafa e pressionado. Embora TyKu, seja um bebida complexa, a idéia e que ela seja misturada a outros ingredintes como águas gasosas, cervejas e sucos.
|
|
|
Medea Vodka, e outra estrela do design tecnológico de bebidas, de origem Holandesa e fabricada desde 1777, tem conquistado prémios de design como o San Francisco Spirits Packaging Competition 2010. Você digita e ela reproduz para todos a sua volta o que quer dizer!
São 256 caracteres entre letras e símbolos, onde você pode armazenar seis frases e transmiti-las as pessoas a seu redor enquanto consome sua vodka laranja. Apagões e passar desapercebido “No More” com estas garrafas acima… |
Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.














